Mais big do que nunca: o Big Data nos dias atuais
Em
um bate papo durante o CONAREC 2019, convidados explicam o conceito de Big Dada
e sua importância
Por: Aline Barbosa
Nos dias de hoje gerar dados está cada vez mais fácil
através dos dispositivos moveis e mídias sociais, que transmitem a todo
momento informações. Big Data é
o conceito que descreve o grande volume desses números gerados a cada
segundo. O conceito pode ajudar empresas a
obter insights rápidos e preciosos.
Como o Big Data é utilizado?
Para Ana Cláudia Pinto, Diretora de produtos e soluções
Digitais da ShareCare Brasil, os dados estruturados dentro da área da saúde –
onde ela transita – podem ser utilizados para ajudar o cliente que espera
conclusões e para fazer uma “gestão de saúde baseada em dados construídos”.
Marcos
Loução, diretor financeiro da Porto Seguro,
diz que o conceito pode ter muitas variáveis e atingir públicos distintos.
“Para
o rapaz da comunidade talvez mil casos defina Big Data. No Whatsapp, pra você
se relacionar com o Smartphone, mil endereços de contatos também. Para uma
empresa como a nossa que tem softwares e tecnologia de conta, mil dados não é
nada”, expõe.
Considerado “uma das grandes
ferramentas para resolver problemas”, como destacou Pedro Fleury, Diretor de Ti e Produtos da
Webmotors, o Big Data está em constante evolução e é importante utilizá-lo para
trabalhar dentro dessa ideia de resoluções de hipóteses.
Simplificação e inovação
Apesar
da importância do uso de dados, o termo ainda é visto com complexidade,
existindo uma dificuldade entre os profissionais para construir as
informações de uma forma atrativa.
“O desafio é a complicação que
se gera em torno do assunto. Existe um desafio em utilizar o conceito de uma
maneira simplificada”
Marcos Loução,
Diretor financeiro da Porto Seguro
Diretor financeiro da Porto Seguro
O
ideal é que se façam modelos razoáveis de dados para interpretá-los melhor e
passar a informação desejada.
“Se cada uma das nossas empresas no dia a dia
tentar simplificar e dar exemplos… consegue-se evoluir e ter uma utilização
mais democrática dos dados. E as organizações poderão usufruir melhor”, destaca
Marcos. “Simplificação e inovação é a solução”, completa Pedro.
Como começar?
Para
implantar o Big Data nas estratégicas das empresas é importante ter um ponto de
partida e saber aonde se quer chegar. “Primeiro se faz uma pergunta e depois os
dados vão te ajudar a achar essa resposta”, destaca Ana Claudia.
Marcos
é adepto de começar com um papel e uma caneta e aconselha o método junto com
um direcionamento do que se quer para o futuro.
“É importante
ter uma visão, ter claro o que está se testando, saber exatamente os caminhos
que você vai ter independente de cada resposta e aí sim você começa a trabalhar
os dados”, destaca o diretor da Porto Seguro.
Observar
de vários ângulos traz uma riqueza dentro da discussão. Dados estruturados não
precisam ser sobrecarregados, somente o necessário pode ser muito mais
eficiente na hora de obter resultados.
“Conseguir
de alguma forma gerar uma informação que seja palatável para o público, que ele
consiga entender e que consiga gerar alguma ação em cima daquela informação”,
diz o Pedro.
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