quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O Processo de Vendas – Comissionamento de Vendedores

O sucesso de uma iniciativa de venda de assinaturas, está intimamente ligado às regras de comissionamento das equipes de venda. As regras de comissionamento têm que estar alinhadas aos interesses da Editora, ou seja, o tipo de assinatura e forma de pagamento mais atraentes, bem como quanto ao risco de não recebimento, por vendas mal concretizadas.

No quadro abaixo, mostro uma sugestão de regra de comissionamento, que deve privilegiar assinaturas de mais longa duração e pagas através de meios de pagamento com menor índice de cancelamentos.



O quadro sugere que assinaturas de baixo período (mensais, trimestrais) pagas em boleto bancário, deveriam ser evitadas, tanto por exigirem maior esforço de renovação em um determinado período de tempo, quanto por serem de maior risco de não pagamento.

Além do mais, as regras de comissionamento devem estar atreladas a metas financeiras e não apenas ao número de assinaturas vendidas, pois nesse caso, o vendedor, para alcançar a meta quantitativa, vai focar naquelas assinaturas mais fáceis de vender, não necessariamente, as mais interessantes para a Editora.

Alternativas para Regras de Comissão

Além a sugestão apresentada acima, ainda temos alternativas de comissionamento mais elaboradas, privilegiando certas características de planos comerciais e até representantes de venda diferenciados, como forma de incentivo ao cumprimento de metas gerais do departamento.




No quadro acima, observa-se as inúmeras aplicações de regras de comissionamento diferenciadas, podendo ser aplicadas a:
            - diferentes campanhas de venda de assinaturas
            - diferentes campanhas de venda e determinados canais
- diferentes campanhas de venda, determinados canais e para determinados representantes comerciais (EPS)
- diferentes campanhas de venda e plano comercial
- diferentes campanhas de venda, para determinados planos comerciais e para determinados canais de venda
- diferentes campanhas de venda, para determinados planos comerciais, associados a determinados canais e a determinados representantes de venda (EPS)
- diferentes planos comerciais
- diferentes planos comerciais associados a determinados canais de venda
- diferentes planos comerciais, associados a determinados canais de venda e a determinados representantes de venda (EPS)
- diferentes formas de pagamento (o mais geral de todos)    

Com toda essa versatilidade de aplicação das regras de comissionamento, a Editora pode alcançar suas metas de venda da forma mais produtiva e eficaz possível.

As regras de comissionamento também devem prever pagamentos de comissão diferenciados para os diversos estágios dos prospects sendo abordados, como:
            - novos prospects, sem relacionamento anterior com a Editora
            - ex-assinantes, com datas de cancelamento dentro de um período de quarentena

Assinaturas parceladas, podem ter as comissões pagas atreladas aos pagamentos das parcelas, evitando assim as vendas “empurradas” para os assinantes, como pedidos de “ajuda” ao vendedor, que fala que o assinante pode pagar apenas a primeira parcela e depois cancelar a assinatura, sem prejuízo de nenhuma natureza. Infelizmente, isso é uma prática de mercado, que a estratégia de pagamento das comissões atreladas ao pagamento das parcelas, pode coibir.

Muitas editoras concentram o pagamento das comissões associadas ao pagamento das primeiras duas parcelas da assinatura, independente do pagamento das demais parcelas do plano vendido ao assinante.

Estornos de Comissão

No caso de haver antecipação de pagamento de comissão, de forma que a comissão já foi, totalmente ou parcialmente, paga ao vendedor, devem existir regras de estornos, para contornar essas situações, sem prejuízo à Editora.

O mais comum é definir até que parcela da assinatura, o estorno será realizado. Normalmente, após a terceira parcela da assinatura, a responsabilidade pelo cancelamento não deveria ser do vendedor. Outra opção é realizar o pagamento proporcional da comissão, ou seja, se o assinante pagar e metade do valor do plano, o vendedor ganha a metade da comissão original.

Implementando as novas Regras de Comissionamento

Alterar regras em vigor não é uma atividade trivial. As novas regras precisam ser “vendidas” para as equipes de vendas, explicando-se de forma simples os conceitos que estão por traz das mudanças e os objetivos a serem alcançados, mostrando que é uma iniciativa de ganha-ganha, já que com as novas regras, se pretende vender melhor, com ganhos para a Editora e para os vendedores.


No caso de se associar os pagamentos das comissões aos pagamentos das parcelas das assinaturas, e caso essa prática não seja utilizada pela Editora, será necessário se considerar um período de 6(seis) meses, no qual se garantirá a remuneração média para os vendedores, já que, com a mudança nas regras, haverá uma queda inicial na remuneração, até que os vendedores gerem uma “carteira” de comissões associadas aos pagamentos futuros. A falta desse período de garantia de remuneração média, pode se tornar um problema trabalhista, que deve ser bem avaliado pela Editora.

Acompanhamento das Comissões pelos Vendedores

Com a mudança de regras de comissionamento, se faz necessário permitir que os vendedores acompanhem da forma mais transparente possível, as vendas realizadas e as comissões a receber, mês a mês, para que possam se planejar.

O relatório onde as vendas são relacionadas deve exibir a situação de cada contrato de assinatura, com a indicação se está ativo, se os pagamentos estão em dia, o valor da comissão associada ao plano comercial vendido e quando as comissões correspondentes serão pagas. Os possíveis estornos de comissão também deverão constar desse relatório.

 Atenção: Esse texto faz parte do e-book Estratégias e Processos de Mercado Leitor e pode ser obtido integralmente através do email: augcamp@globo.com. 























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