Como as
novas gerações consomem notícias
Estudo global da Comscore mostra que os mais
jovens estão se informando pelas redes sociais e não querem pagar para acessar
conteúdo
As novas gerações consomem informações jornalísticas pelo celular,
preferencialmente pelas redes sociais e não está disposta a pagar para ter
acesso a conteúdo informativo. Esses são alguns dos principais dados extraídos
da pesquisa “A próxima fronteira da mídia”, realizada pela Comscore para mapear
as diferenças dos hábitos de consumo entre as gerações X (pessoas de 40 a 60
anos), millennial ou Y (pessoas de 25 a 40 anos) e Z (pessoas com menos de 25
anos).
Um dos principais movimentos que a pesquisa
detectou é a troca do desktop para o mobile na hora de consumir notícias. Essa
migração já é superior a 50% para o consumo da maioria dos diferentes segmentos
de notícias (esportes, entretenimento, política, etc).
A pesquisa também apontou que a maior parte dos
jovens da geração Z (66%) tende a ler as notícias de forma rápida e
superficial. O comportamento é bem diferente da geração X, em que a maioria
(53%) gosta de se dedicar mais à leitura para compreender todo o conteúdo,
sobretudo em relação às notícias de caráter global, nacional e regional.
Embora sejam mais adeptos ao uso do celular e
consumo de novas mídias, as novas gerações ainda confiam na TV como uma fonte
de consumo de conteúdo jornalístico. Cerca de 80% da geração Z, por exemplo,
declarou que acompanha os telejornais matinais. Entre os millennials, esse
índice é de 77% e, na geração X, de 79%.
Outro ponto da pesquisa interessante para os
produtores de conteúdo é a baixa disposição dos jovens em, espontaneamente,
pagar para ter acesso a um conteúdo informativo premium. Nas três gerações, a
maioria das pessoas é contra pagar para acessar conteúdos: (85% na geração Z;
82% entre os millennials e 87% na geração X). A disposição em pagar, no entanto,
começa a aparecer quando essas pessoas identificam que aquele conteúdo irá
trazer informações muito relevantes ou, então, irá proporcionar entretenimento.
Entre os conteúdos considerados relevantes por boa parte dos pesquisados estão
o New York Times, The Wall Street Journal, Business Insider, Netflix e Spotify.
A maior diferença entre as três gerações foi
observada em relação ao uso das redes sociais para consumir conteúdo
informativo. A geração Z é a única em que a maioria das pessoas (55%) usa as
redes sociais (Facebook, Twitter, etc) como principal fonte de informação. Já
entre os millennials, o índice é de 40%. A geração que menos usa as redes
sociais como primeira fonte de consulta de informação é a X (apenas 25%
declararam o hábito).
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