“Identidade capixaba” garante ao jornal
A Gazeta (ES) conversão de 85% dos assinantes migração do impresso para digital
13 Novembro 2019
Jornais diários de todo o mundo investem em estudo
e planejamento estratégico para projetar qual é o melhor momento – e se é o
caso – de migrar parcela ou a totalidade de suas edições impressas para o meio
digital. Todos sabem que cada caso tem a sua peculiaridade, mas as experiências
bem-sucedidas são acompanhadas de perto pelos publishers, em busca de
aprendizado. Por isso, a palestra do Diretor de Marketing e Desenvolvimento da
Rede Gazeta, André Furlanetto, foi bastante concorrida durante a Digital Media
Latam 2019, realizada nesta semana no Rio de Janeiro. O jornal do grupo do
Espírito Santo, A Gazeta, segundo o executivo, conseguiu uma conversão de 85%
dos assinantes do impresso para o digital quando abandonou o papel em 30 de
setembro, mantendo apenas uma edição impressa no fim de semana.
Furnaletto apontou a decisão de apostar, no meio
digital, em um jornalismo qualificado, com notícias nacionais, mas muito
voltado para o noticiário regional e local, fortalecendo sua identidade
capixaba, aproximando ainda mais jornal A Gazeta de seus leitores. O diário
busca, com isso, fortalecer e ampliar sua influência e se apresentar como
referência de informações da região: a primeira fonte de notícias e os furos
jornalísticos no estado, segundo a Associação Mundial de Editores (WAN-IFRA),
organizadora do Digital Media Latam, encerrado nesta quarta-feira (13).
Dentro da estratégia, o objetivo é ser o principal
jornal presente no cotidiano dos capixabas, abordando como as notícias
nacionais e internacionais afetam a vida daquela população. "O desafio
para a Gazeta é desenvolver uma melhor experiência digital com maior padrão de
jornalismo, mesmo com audiência pequena", disse Furlanetto.
Ele explicou como se deu o processo de
digitalização do jornal com o programa T-Digital. Nesse processo, o Jornal A
Gazeta restringiu a circulação da versão impressa aos finais de semana, com
conteúdo mais aprofundado. Furlanetto destacou que, em pesquisas, o público
ainda tinha um apego ao papel. Apesar disso, o jornal conseguiu converter 85%
dos seus assinantes do impresso para o digital, antes da migração completa, com
o auxílio da Caravana Digital: funcionários saíam de vans pelas ruas para
explicar aos leitores a transição e convencê-los a assinar ou digital.
No ambiente digital, a Gazeta trabalha com o
objetivo compreender quais as características do acesso ao portal. Assim, é
determinado se um leitor é um potencial assinante para oferecê-lo um plano
adequado. Na análise de perfis, quem está disposto a pagar pela versão premium
vai ter acesso a conteúdos mais trabalhados e a opiniões de colunistas
especializados, com uma experiência de ser mais bem informados com reportagens
exclusivas.
Uso de tecnologias para melhorar a experiência em
conexões lentas
No processo de digitalização do jornal, grupos de
estudos foram formados para que esse processo fosse assimilado mais facilmente.
A Gazeta fez uso de tecnologias para melhorar a experiência de navegação,
inclusive algumas tecnologias oferecidas por empresas como o Google. Furlanetto
citou como exemplo o AMP Ready, um otimizador de sites mobile em código aberto
apoiado por grandes empresas de tecnologias e portais de notícias para
carregamento rápido mesmo em conexões lentas.
Furlanetto contou que a equipe da redação precisou
de treinamento intenso para também se adaptar às mudanças: "Criamos um
novo fluxograma de horários e dinâmica da redação quando o impresso foi
suspenso e se tornou digital." A mediadora Luciana Cardoso, Diretora
Digital do Estado de S.Paulo perguntou a Furlanetto como sua equipe reagiu às
mudanças, e ele foi enfático ao respoder: "A mudança de cultura é o novo
normal. Temos que continuar treinando constantemente para seguir à
frente".
Texto editado a partir de reportagem de Mateus
Garcia e Adriana Lorete (foto)/WAN-IFRA
Leia mais em:
https://blog.wan-ifra.org/2019/11/11/jornal-a-gazeta-migra-do-impresso-para-o-digital-com-conversao-de-85-das-assinaturas
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