É o fim da publicidade como a conhecemos
Na manhã do último
dia do Web Summit 2019, Fernando Machado, CMO do Burger King, subiu ao palco
para enterrar de vez a velha publicidade
A primeira palestra do palco PandaConf
serviu como um soco na cara da realidade de milhares de publicitários
espalhados pelo mundo. “Apenas fazer propaganda não é o suficiente” foi uma das
primeiras de inúmeras frases poderosas ditas por Fernando, que mostrou como a
criatividade agnóstica é arma mais poderosa do Burger King.
Não minto ao dizer que nós
comunicólogos, marqueteiros ou como queira se intitular, estamos vivendo um
cenário que ao mesmo tempo é desesperador e inspirador. As mudanças drásticas
que acontecem de um ano para outro (talvez em um intervalo ainda menor) nos
forçam a aprender e a enxergar o mundo dos negócios com novos olhares. A
armadilha está em se apoiar às novas tecnologias e novos conceitos para
transformar o mercado já existente. O desafio não é sobre mudar a ferramenta (a
publicidade), mas sim moldar o nosso olhar sobre os desafios de mercado e das
marcas e definir qual caminho e quais ferramentas são as ideais para alcançar
os objetivos. Precisamos parar de encarar nosso trabalho como sendo publicidade
ou RP, digital ou offline. E esse é um caminho sem volta.
Devemos usar as ferramentas e
tecnologias para melhorar nossos serviços para os clientes (ou para os clientes
de nossos clientes), não apenas por usá-las. A ferramenta ou canal deve ter um
propósito – e quem o define é sua ideia, sua criatividade.
O CMO do Burger King encerrou seus 25
minutos de fala com cinco pontos que resumem muito bem as necessidades deste
contexto e nos inspiram a encará-lo com um olhar positivo:
1. A criatividade tem o poder de
transformar a realidade.
2. Se parece um anúncio, soa como um
anúncio e cheira como um anúncio, provavelmente não é um bom anúncio.
3. Sem dinheiro, sem problemas.
4. Se adaptar e aprender.
5. O primeiro ou nada.
Pouco antes de encarar essa dura
realidade, passei no estande do Google para pegar um café e vi um letreiro
luminoso que demonstra perfeitamente o lema que devemos adotar nessa Era da
Complexidade que estamos vivendo, “For those who never stop starting” (Para
aqueles que nunca param de começar). Mais do que nunca devemos ter o poder de
desapegar do velho e abraçar o risco do Novo.
É o fim da publicidade como a
conhecemos (e eu me sinto bem com isso).
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