Assinaturas digitais de jornais no
mundo crescem 200% em cinco anos; leitor busca credibilidade e prefere ler no
mobile
19 Novembro 2019
Desafiados a encontrar um modelo viável de receitas
em um ambiente digital dominado por Google e Facebook, os jornais registraram
um crescimento de 208% em suas assinaturas digitais nos últimos cinco anos até
2018. Os dados são do relatório
World Press Trends 2019, da Associação
Nacional de Editores de Notícias (WAN-IFRA).
O estudo, com entrevistas realizadas em mais de 50
países, projeta para este ano aumento de 13% na carteira de assinantes digitais
dos jornais, muito por causa da crescente procura dos consumidores de notícias
de todo o mundo por fontes confiáveis em meio à desinformação on-line. Além
disso, o estudo recomenda aos publishers o investimento nos serviços mobile,
uma vez que 56% dos leitores on-line acessam sites de notícias a partir de
dispositivos móveis como os smartphones.
“O ‘mobile first’ precisa ser mais do que um
mantra, tem de ser a missão", sugerem os autores do estudo. A pesquisa
afirma que as organizações de notícias com visão de futuro adotaram uma
mentalidade de mobilidade em suas operações atuais e planos futuros.
“Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de qualidade produzirão
resultados além do mecanismo de pesquisa tradicional”, enfatiza o
estudo. Por enquanto, segundo o relatório, o Google continua a ser a
principal fonte de tráfego para os sites noticiosos. Do total das visitas
direcionadas pela empresa de tecnologia, 47,61% são resultado de pesquisa
pesquisa, enquanto outros 32,45% partem do Google News.
As receitas globais (impressa e digital) das
organizações de notícias, de acordo com o estudo, caíram 3% na comparação entre
2018 e 2017, com grande parte desse impacto vindo da receita de publicidade
impressa (queda de 7%). A receita de publicidade digital aumentou 5%, e o
relatório prevê melhora em 2019.
A pesquisa indica que quase 54% da receita total
dos jornais são provenientes da venda de suas edições digitais e impressas.
Ainda que os jornais estejam empenhados na transformação digital, a pesquisa
estima que os recursos vindos das edições em papel ainda representem 86% da
receita dos editores de notícias. Em 2018, a circulação impressa caiu 1% em
todo o mundo.
Usuários leais são, conforme o relatório, os
maiores contribuintes para o tráfego on-line dos jornais. Globalmente, eles
representam mais de duas de cada cinco visualizações de página. "O
conteúdo relevante é essencial para obter a lealdade de novos usuários",
destaca o estudo.
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