Conteúdo
e opinião de usuários impulsionam
compras
digitais
Estudo da Conversion aponta que 85,5% dos
consumidores analisam avaliações de outras pessoas antes de comprar
22 de novembro de 2019
Produzir conteúdo de qualidade é o fator que mais torna uma marca
inovadora para os consumidores. A afirmação é resultado de uma pesquisa
realizada pela Conversion, agência digital especialista em performance
estratégica. No levantamento, 64,1% dos entrevistados citaram o conteúdo como
diferencial de inovação das marcas. O atributo superou o uso de tecnologias,
assinalado por 48,4% dos respondentes.
Os usuários também indicaram o design de
embalagem dos produtos (46,6%), sites modernos e práticos (44,6%) e a
propaganda na internet (34,4%), como fatores que impulsionam a percepção de
inovação. Para chegar a esses dados a agência ouviu, via internet, 395 pessoas,
homens e mulheres, acima de 18 anos, de todo o Brasil.
Para Eduardo Yamashita, COO do Grupo
GS&Gouvêa de Souza, o caminho para atender às demandas do público por
conteúdo passa por compreender os pontos de dor do cliente. “Quando você
entende o motivo pelo qual o consumidor está buscando um determinado produto, é
possível criar uma comunicação muito mais assertiva para ele”, explica o
consultor.
Propaganda e mídia
A pesquisa também abordou o nível de confiança dos usuários na propaganda de cada mídia. No ranking, o Google e outros buscadores despontam com 87,9% da confiança, enquanto 82,9% acreditam na publicidade da TV e 81,8% nas apresentadas em jornais e revistas impressos. As redes sociais em geral têm 71,9% da confiabilidade.
Nesse sentido, o levantamento mostra a
influência de buscadores como canal de publicidade para as marcas, sendo um
atributo importante na jornada de compra. Diego Ivo, CEO da Conversion, destaca
a necessidade de que as empresas busquem a melhor maneira de se posicionar
nesses sites para interagir com o público final. “As técnicas de SEO estão
ganhando papel no branding das marcas”, diz Diego.
Experiência prévia do usuário
Outro ponto de destaque da pesquisa foi a relevância da opinião prévia dos usuários na decisão de compra. Quando perguntados sobre os critérios mais importantes para efetuar uma aquisição ou se interessar pela marca, 57,5% dos entrevistados indicaram as avaliações em sites e lojas — a indicação de amigos foi apontada por 51,4% dos usuários.
Na pesquisa, 85,8% dos consumidores também
afirmaram que costumam analisar avaliações de outras pessoas antes de comprarem
em lojas físicas. Esse movimento dá às empresas o desafio de incorporar as ferramentas
de opinião e interagir com o feedback do usuário, como explica Diego. “Muitas
marcas ainda não perceberam que o usuário também quer dar um feedback
positivo”, afirma.
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