Publicidade global deve crescer 10,4% em 2021
Dentsu Ad Spend Report aponta recuperação da
indústria da comunicação; no Brasil, projeção de crescimento é de 8,8%
21 de julho de 2021
Mesmo com a
pandemia que ainda afeta alguns mercados em todo o mundo, o mercado
publicitário deverá ter um desempenho positivo em 2021. De acordo com o mais
recente Ad Spend Report, relatório elaborado pela Dentsu, o investimento global
em publicidade deverá alcançar a marca de US$ 634 bilhões, em todo o mundo,
neste ano. O montante é 10,4% maior do que o do ano passado.
O relatório
leva em consideração as transformações impostas pela pandemia, que acelerou a
digitalização da indústria e impôs diversos desafios ao mercado de comunicação.
Segundo a pesquisa, mercados mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá,
Austrália e Reino Unido, devem ter taxas de crescimento mais altas do que as
registradas antes da pandemia, o que representa uma retomada dos investimentos
em comunicação. O mesmo deve acontecer na Índia, segundo o relatório. Para o
Brasil, a expectativa é de que os investimentos em publicidade cresçam 8,8% em
2021, na comparação com o ano anterior.
O Ad Spend
Report também aponta que a queda nos negócios publicitários ocasionada pela
pandemia da Covid-19 acabou sendo menos severa do que o previsto e gerou
algumas tendências que prevalecerão na indústria. A principal delas foi o
aumento do investimento no digital, que deverá alcançar o montante de US$ 311
bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 15,6% em relação a 2020. O
digital, inclusive, deve responder por 50% dos investimentos globais feitos em
publicidade.
Empregos na área
de publicidade batem recorde nos EUA
O relatório
também aponta uma previsão de crescimento para publicidade em Social (23%),
Vídeo (17%) e Search (16,3%). Juntos, esses formatos digitais deverão responder
por US$ 110 bilhões dos investimentos feitos em publicidade ao longo do ano.
Outro ponto
destacado no relatório é a previsão de que a maior parte dos canais de mídia
recupere os investimentos do período pré-pandêmico. A exceção a essa recuperação são as mídias
impressas, que devem encerrar 2021 com um declínio de 4,4% nos investimentos
publicitários, em âmbito global. Bastante afetados pelas medidas de
restrição impostas pela pandemia, o Cinema e a mídia OOH devem recuperar o
ritmo de negócios do período anterior à pandemia, de acordo com o relatório da
Dentsu. Globalmente, o Cinema deve crescer 35,1% e a mídia OOH, 14,6%.
O relatório
também pontua que os investimentos em publicidade na TV aumentarão
impulsionados, sobretudo, pelos grandes eventos realizados no ano, como os
Jogos Olímpicos e a Eurocopa, que costuma atrair grande audiência – e, consequentemente,
anunciantes. Segundo o Ad Spend, os investimentos em publicidade na TV
crescerão 7,1% no ano, chegando ao valor de US$ 188,4 bilhões. Esse valor,
contudo, ainda está abaixo do registrado no período antes da pandemia. O estudo
também aponta uma tendência maior para o direcionamento das verbas às TVs
conectadas e às plataformas over-the-top (OTT).
Fonte: Meio & Mensagem
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