terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Cresce leitura de notícias nas redes sociais

Brasileiros consomem jornalismo no Facebook, Twitter e LinkedIn


dino

Jornais e revistas tradicionais no mercado impresso não podem perder esta oportunidade de se aproximar ainda mais de seus fãs e consumidores.
São Paulo, SP,28/09/2017 –



Tem piada? Sim. Fofoca? Muita. Discussões sem fim? Opa! Porém, também tem bastante jornalismo, informações de qualidade, conteúdo que atrai um público interessado em saber mais sobre política, esportes, cultura e fatos da sua região. A leitura de notícias nas redes sociais cresce no mundo todo, principalmente aqui no Brasil. Jornais e revistas tradicionais no mercado impresso não podem perder esta oportunidade de se aproximar ainda mais de seus fãs e consumidores.

TUDO NA PALMA DA MÃO

Um estudo da Kantar IBOPE Media mostra que as pessoas usam o Facebook, em média, 14 vezes por dia. Se estiver num lugar público, olhe ao seu redor. Quantas pessoas estão mexendo no smartphone? A maioria, tenha certeza, está no aplicativo da empresa criada por Mark Zuckerberg.

O Brasil tem 99 milhões de usuários ativos no Facebook. No mundo, todo dia, 890 milhões de pessoas entram na rede social pelo menos uma vez.

E o Twitter? A rede do passarinho azul não passa vergonha, não. São 500 milhões de textos curtos publicados a cada 24 horas.

É por isso que a leitura de notícias nas redes sociais só aumenta: porque é lá que as pessoas estão. É simples, é matemático. Empresas editoriais que ainda não perceberam a força deste mercado precisam correr. Cada dia sem movimentar seus consumidores nas redes é um dia abrindo espaço para que os concorrentes atraiam esses leitores.

SISTEMA EDITORIAL INTELIGENTE

Existe uma plataforma editorial que facilita muito a rotina de jornais, revistas e demais empresas de conteúdo. É o ELITE CS, desenvolvido pela Mundiware. O sistema permite que o jornalista prepare a notícia para o site e a versão impressa da publicação, e ao mesmo tempo a compartilhe nas redes sociais. A grande facilidade é que o profissional não precisa entrar em cada rede social para escrever e preparar a postagem. Basta um clique, um enter, e o ELITE CS faz o resto.

Conversamos com Emmanuel Ferreira, sócio-diretor da Mundiware, que explicou alguns detalhes sobre este sistema: “o redator pode determinar a publicação em todas as redes sociais ou escolher as mais adequadas de acordo com o conteúdo. Notícias de empreendedorismo e economia, por exemplo, podem ir somente para o LinkedIn, enquanto a crítica de um filme vai para Facebook e Twitter. E quando as fotos são ótimas, a preferência é colocar no Pinterest”.

Fizemos um teste no Elite CS e percebemos, inclusive, que é possível optar que a notícia vá para o Facebook com uma imagem e para o LinkedIn com outra. E o sistema ajusta as dimensões da foto para cada rede social automaticamente.

QUEM USA?

Para atender a demanda por leitura de notícias nas redes sociais, alguns clientes da Mundiware já estão usando esta solução.

É o caso do Diário de Notícias, de São Paulo, que fornece conteúdo exclusivo para seus mais de dois mil seguidores no Facebook. Outro usuário do Elite CS é o portal aRede, do Paraná, que já conta com quase 100 mil leitores nas redes sociais. No Rio de Janeiro, o jornal O São Gonçalo investe fortemente no digital, e compartilha notícias para 180 mil pessoas no Facebook e 10.500 no Twitter.

Cada um deles tem milhares de curtidas, compartilhamentos, comentários e visualizações. O fornecimento de conteúdo acaba aproximando empresa e clientes, criando novos canais de relacionamento, aumentando o valor da marca e propiciando uma exploração comercial de todo este ativo conquistado na internet.

O BRASILEIRO E AS NOTÍCIAS

Quem diz que brasileiro é mal informado não conhece os dados do relatório Reuters Institute News Digital 2017, que acaba de ser publicado. Ele mostra que 66% dos brasileiros usam as redes sociais para ler notícias. Aliás, 60% confiam no que é publicado nelas. E o consumo de jornalismo atravessa a rotina do brasileiro do momento em que ele acorda até a hora de dormir:

– 32% dos brasileiros leem notícias no smartphone enquanto estão no banheiro;
– 42% consomem notícias no celular enquanto vão e voltam do trabalho, em ônibus, trens e metrôs;
– 46% dão uma última olhada nas redes sociais já na cama, antes de dormir, para checar as últimas informações.

E aqui vai, talvez, a informação mais importante para você que dirige uma empresa editorial, Brasil afora: a soma da visualização do conteúdo publicado por empresas regionais de comunicação só perde para os posts das quatro maiores redes de TV – Globo, SBT, Record e Band – mas ganha de jornais de alcance nacional, como Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.

O que isso quer dizer? Simples: o brasileiro quer saber o que acontece ao seu redor. É como dizia o escritor russo Leon Tolstói, autor de Anna Karenina: “fale de sua aldeia e estará falando do mundo”.

Acesse: http://www.mundiware.com/br?o=dino

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário