terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Com operação e audiência mais digital e globalizada, espanhol El País despede-se de suas rotativas

A edição do espanhol El País do último domingo (17) foi a última a ser impressa nas rotativas próprias do jornal na Espanha. A partir da edição desta segunda-feira (18), o diário passa a ser impresso em oficinas externas junto com outros veículos de imprensa. A decisão integra a estratégia adotada pelo veículo nos últimos anos de maior ênfase ao investimento no meio digital. Em novembro, o El País chegou aos 100 milhões de navegadores únicos na internet, número recorde para um jornal espanhol.
“Há tempos era evidente que a transformação digital exigiria uma mudança do modelo industrial de produção dos jornais. Hoje, quando o maior volume de leitores dos jornais vem do meio digital e a queda de difusão das edições de papel é constante em todos os veículos e em todos os países, deixou de fazer sentido a existência de uma gráfica exclusiva para cada jornal”, disse o diretor do EL PAÍS, Antonio Caño. “É preciso buscar outras fórmulas que se ajustem melhor à dimensão que hoje têm as edições de papel, até mesmo para tentar prolongar a vida do papel. E é preciso destinar esforços e recursos onde realmente estão os leitores e o futuro, nas novas plataformas tecnológicas”.
As rotativas do El País e as edições impressas do jornal fazem parte da história da Espanha. Quando a tentativa de golpe de Estado paralisou o país, o papel era o único suporte em que o jornal era distribuído. A tiragem crescente impôs a necessidade de ampliá-las entre os anos de 1989 e 1990. A chegada da cor às páginas também exigiu um novo sistema com o qual a capa ganhou calor e texturas que depois se estenderam às páginas interiores.
A busca de uma maior qualidade na imagem impôs a cor e as rotativas multiplicaram por quatro seu tamanho, primeiro em 2002 e depois em 2007, para poder abrigar essa novidade técnica. Um ano antes as máquinas já haviam alcançado o máximo de sua capacidade de trabalho com uma impressão de 600 mil exemplares por dia.
Na atualidade, entretanto, os grandes números concentram-se nas iniciativas digitais do jornal, que tem boa parte do seu foco voltado para ação global. No espaço de três anos, o El País triplicou sua audiência digital, segundo informou o diário, após uma profunda transformação, com infográficos, programas de televisão e uma grande oferta de artigos de opinião e análise.
Dos 100 milhões de visitantes únicos do site do diário, por exemplo, metade vem de fora da Espanha, especialmente da América Latina. Além disso, o jornal está no top 10 mundial dos veículos de comunicação mais lidos do mundo na web, liderado pelo chinês Xinhua e no qual estão o The New York Times (2º) e o The Washington Post (6º).
Jornalistas do El País foram à oficina na última semana para despedirem-se dos colegas e das rotativas, que os acompanharam em sua trajetória no jornal. Muitos dos empregados levaram para casa como lembrança as pranchas com as quais foram impressas inúmeras notícias. “Eles também fazem parte da história do jornal”, destacou Pablo Cayado, diretor gerente da gráfica do El País.
Leia mais em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/16/actualidad/1513457282_998706.html

Fonte: Jornal ANJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário