Onde
os brasileiros gostam de ver publicidade?
Edição 2021 do estudo Media Reactions, da Kantar, mostra que
consumidores do País preferem anúncios em eventos patrocinados e em mensagens
de influenciadores
Bárbara Sacchitiello
28 de setembro de 2021
Criar uma
estratégia de comunicação passa, sobretudo, pela identificação de quais meios –
e de que forma – as pessoas gostam mais de receber as mensagens publicitárias
das marcas. Para compreender a aceitação das pessoas em relação à publicidade
nos diferentes veículos online e off-line, a Kantar publica a edição 2021 do
estudo Media Reactions, que mapeia o quão abertos os consumidores estão a
receber publicidade em diferentes canais. O estudo é construído com base nas
perspectivas de analistas da área de mídia e do público consumidor.
Como
conclusões principais, a pesquisa mostra que, em âmbito global, os chamados
meio de comunicação tradicionais (como cinema, eventos patrocinados e revistas)
ainda lideram na preferência dos consumidores na hora de receber publicidade.
Segundo a pesquisa, o meio Cinema aparece como o preferido pelo público para
receber mensagens publicitárias, seguido de eventos patrocinados, revistas,
anúncios em podcasts e anúncios em jornais.
Esse
ranking global é um pouco diferente do recorte brasileiro, que mostrou meios
diferentes como os preferidos do público. Na análise do mercado nacional, os
eventos patrocinados aparecem como o principal canal pelo qual as pessoas
gostam de visualizar publicidade. Na segunda posição, aparece a mídia
out-of-home (mídia exterior), seguida da publicidade em revistas. A lista
brasileira é completada por digital OOH (a publicidade exterior, porém
veiculada em telas digitais) e por anúncios em jornais.
O recorte
brasileiro da pesquisa também avaliou os canais online preferidos do público,
em termos de recepção de conteúdo publicitário. Nesse ranking, o conteúdo de
influenciadores lidera como o tipo de mídia em que as pessoas mais gostam de
receber e visualizar conteúdo publicitário. Em segundo lugar na preferência
online dos brasileiros aparecem os anúncios em podcasts, seguidos dos anúncios
nas plataformas de e-commerce, anúncios nas mídias sociais e anúncios de
displays.
O Media
Reactions também procurou mapear as plataformas digitais em que as pessoas se
sentem mais à vontade para receber mensagens publicitárias. Nesse quesito, o
campeão foi o TikTok, que pela primeira vez aparece liderando o ranking de
plataformas do estudo. Na sequência, o estudo aponta a Amazon como a segunda
plataforma pela qual as pessoas mais se sentem à vontade em receber conteúdo
publicitário. O Instagram aparece em terceiro lugar, seguido pelo Google e pelo
Twitter.
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