Google
irá mostrar todos os anúncios veiculados pelas marcas
Gigante das buscas está divulgando mais
informações sobre as campanhas de todos os anunciantes em iniciativa para
ampliar transparência
23 de setembro de 2021
- 7h09
Do Advertising Age
O Google
está prestes a mostrar ao mundo quais anúncios as marcas estão veiculando em
seus sites, em um movimento para introduzir mais transparência em como
profissionais de marketing usam a plataforma.
Na quarta-feira, 22, o Google anunciou, nos Estados Unidos, uma
atualização que mostrará aos consumidores mais dados, incluindo uma biblioteca
de anúncios de uma marca que foi veiculada nas plataformas do Google, como o
YouTube, nos 30 dias anteriores. O catálogo de anúncios pode dar aos
consumidores – e anunciantes – uma visão mais abrangente da criatividade de
marcas grandes como Nike e McDonald’s e também pequenas, como empresas locais.
O Google está chamando os catálogos de anúncios de “páginas de anunciantes” e
eles estarão acessíveis por meio da guia “sobre este anúncio” que acompanha os
anúncios no YouTube e na pesquisa.
“Imagine
que você está vendo um anúncio de um casaco no qual está interessado, mas não
reconhece a marca”, disse o Google em seu anúncio na quarta-feira, 22. “Com as
páginas do anunciante, você pode aprender mais sobre aquela marca antes de
visitar seu site ou fazer uma compra.”
Nos últimos
anos, as principais empresas de publicidade na Internet têm fornecido mais
informações sobre como funciona a segmentação de seus anúncios e quais dados
informam essa segmentação, além da agência criativa por trás desses anúncios. O
Google e o Facebook têm se concentrado particularmente em compartilhar mais
informações sobre anúncios políticos e ambas as empresas fornecem divulgações
detalhadas sobre anúncios políticos e baseados em questões por meio de
bibliotecas online.
A
biblioteca de anúncios do Facebook , lançada em 2019, é um arquivo pesquisável
que mostra todas as campanhas publicitárias atuais, incluindo as não políticas.
Há menos informações sobre a publicidade tradicional (não política), mas ainda
assim é possível ter uma ideia do tipo de marketing que está sendo feitos nos
aplicativos.
As novas
páginas de anunciantes do Google aparecerão apenas quando um anúncio de uma
marca específica for exibido a um usuário. Não será, portanto, um arquivo
pesquisável. Mas se um usuário vir um anúncio de um restaurante ou fabricante
de roupas, por exemplo, a peça será vinculada ao histórico de publicidade de 30
dias dessa marca.
Esses tipos
de ferramentas estão surgindo à medida que as plataformas ouvem os críticos que
estão preocupados com o lado mais sombrio da publicidade na Internet. Existem
preocupações sobre atores fraudulentos que vendem produtos falsificados ou
produtos médicos prejudiciais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, e
a transparência pode fornecer aos consumidores mais informações sobre as
entidades que fazem a publicidade.
Um
subproduto do aumento da transparência, porém, é que as grandes marcas também
estão sujeitas às mesmas regras e estão abertas a um maior escrutínio de seus
próprios materiais de marketing.
A
atualização do Google é uma continuação das mudanças que a empresa implementou
no início deste ano sob um programa de verificação de identificação do
anunciante. Todos os anunciantes tiveram que confirmar suas identidades e
origens comerciais para anunciar nas propriedades do Google.
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