Mídia
Dados reforça digitalização e fragmentação dos meios
Edição 2021 da publicação do Grupo de Mídia
passa a contar com informações sobre o segmento de marketing de influência
Bárbara Sacchitiello
14 de setembro de 2021
A fragmentação dos meios de
comunicação e as diversas possibilidades de contato com o consumidor, sobretudo
nas mídias digitas, já vinham apresentado um cenário mais desafiador para os
profissionais de mídia que tem a função de distribuir, de forma mais eficiente,
as verbas publicitárias dos anunciantes. A esse contexto já complexo, as
transformações trazidas pela pandemia da Covid-19 desde o ano passado
adicionaram uma camada adicional nessa tarefa de encontrar a melhor forma – e
plataforma – para se conectar com seu público-alvo.
Para trazer
uma espécie de termômetro das mudanças que vem impactando os diferentes meios
de comunicação do Brasil, sejam eles tradicionais ou online – o Grupo de Mídia
São Paulo lança nesta semana a edição de 2021 do Mídia Dados.
Assim como em 2020, a publicação poderá acessada pelas plataformas
digitais, tanto pelo site do Grupo de Mídia como pelo aplicativo Mídia Dados. A
ideia é que o compilado ajude a guiar as decisões dos profissionais de mídia e
anunciantes ao oferecer informações sobre o desempenho de cada meio, consumo de
audiência e as tendências que vêm orientando o comportamento dos consumidores.
As informações sobre os meios compiladas no Mídia Dados foram extraídas de
diversos estudos e pesquisas desenvolvidas por empresas como Kantar Ibope
Media, Comscore, Nielsen, IVC, Jovedata, IPC Marketing e YouPix.
Entre os diversos insights trazidos pelo levantamento, um dos mais
evidentes é a acentuação do comportamento digital. Na visão do Grupo de Mídia,
no entanto, o maior
direcionamento das verbas publicitárias para a Internet, como foi registrado no
resultado mais recente do Cenp-Meios é a consequência
natural de um movimento global da indústria, que já vinha se desenhando antes
da pandemia e que foi reforçado a partir do momento em que o digital se tornou,
muitas vezes, o principal ponto de contato entre pessoas e marcas.
“A
digitalização e o crescimento do meio online é uma tendência que só vai
crescer. Na verdade, já vínhamos de uma expansão gradual e a pandemia acelerou
a curva. Mas esse movimento ainda não acabou. Se olharmos globalmente, os
patamares de participação da mídia digital são ainda maiores. Na verdade, vemos
não somente a migração das verbas para o digital mas a transformação de todos
os negócios em negócios digitais”, coloca Lica Bueno, presidente do grupo de
Mídia São Paulo.
Ao analisar
os caminhos que os estudos e informações do Mídia Dados apontam para a indústria,
Lica não hesita em afirmar que o negócio da mídia se inclina para um patamar de
total digitalização, inclusive em relação aos meios tradicionais. “Logo mais,
certamente, tudo acabará passando pelo digital. A TV será conectada. As mídias
online estarão atreladas as outras plataformas e a tendência é, de alguma
forma, todos os meios se fundirem pelo digital”, pontua a presidente do Grupo
de Mídia.
Conselheira
do Grupo de Mídia e responsável pela publicação do material, Luciana Schwartz
ainda vê no horizonte da indústria um cenário de coexistência dos meios, com
públicos consumidores de plataformas tradicionais, como jornais, revistas e
televisão combinados às pessoas com hábitos mais digitalizados. A profissional,
contudo, também julga ser inevitável que o digital ganhe mais espaço nesse
cenário, gradualmente. “A menos que tenhamos alguma grande mudança que altere
completamente o rumo da indústria, a tendência é que todos os meios acabam
migrando para um ambiente digital, de alguma maneira. Continuaremos conectados
aos meios tradicionais, mas consumindo-os de forma diferente. Hoje, por
exemplo, continuamos consumindo televisão, mas já podemos assistir ao conteúdo
na hora que queremos. Vejo esse crescimento da vertente digital em todos os
canais, independentemente do conteúdo oferecido ou do tamanho da tela”, frisa
Luciana.
Outro
apontamento que a publicação traz na edição deste ano diz respeito à
importância dos influenciadores no contexto da publicação. Pela primeira vez, o
levantamento trará dados e informações a respeito do segmento de influência,
coletados junto ao YouPix e de outras empresas atuantes na área. Já faz algum
tempo que o Grupo de Mídia vem observando o papel cada vez mais importante que
os influenciadores passaram a ocupar na comunicação dos anunciantes e, neste
ano, algumas das informações relacionados aos criadores de conteúdo e sua
relação com as marcas passam a compor o material.
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