Bolhas
ideológicas das redes sociais e a comunicação das marcas
Algumas companhias já começam a incluir na
gestão de reputação, o monitoramento e a análise dessas bolhas e seus
influenciadores, mas existem questões a ser levadas em conta
18 de agosto de 2021
Há alguns
anos presente no trabalho de comunicação corporativa, a gestão de reputação nas
mídias digitais ganhou um novo patamar de complexidade com o surgimento das
chamadas “bolhas ideológicas”.
Didaticamente
exposta no documentário Dilema das Redes, a formação dessas bolhas vem
impactando cada vez mais na maneira com que as empresas são avaliadas por
diferentes públicos.
Teorias da comunicação, como Two Step Flow of Communication, revelam exatamente como se dá esse fluxo. Diferentemente do que ocorria antes da internet, a notícia hoje passa pelo “filtro” do líder de opinião até chegar às pessoas. São inúmeros os exemplos disso.
Marcas que se posicionam diante de pautas sociais e políticas não raramente vêm
desencadeando reações intensas – negativas e positivas, a depender da bolha –
quase sempre influenciadas pelos formadores de opinião.
Não é por
acaso que, na Copa América, um grupo de empresas patrocinadoras desistiu de
ativar suas marcas no torneio. Evidentemente, a escolha não se deu pelo receio
da repercussão nas bolhas de informação digital, mas sim por uma decisão de
desvincular sua imagem de polêmicas que surgiram dias antes do campeonato. No
entanto, é uma prova de que algumas organizações já estão atentas a esses
espaços e as discussões que ali acontecem.
O fenômeno
das bolhas é especialmente sensível às empresas que têm compromissos
relacionados ao ESG, ou atuam num setor mais propenso ao surgimento de crises
ou, ainda, às que possuem um posicionamento focado em temas como diversidade e
inclusão.
Para dar um
passo além, algumas companhias já começam a incluir na rotina da gestão de
reputação, o monitoramento e a análise dessas bolhas e seus influenciadores.
Para isto, porém, existem questões que ser levadas em conta:
Mapeamento é fundamental
É
importante estar atento ao que é dito sobre sua empresa, sobre o mercado e os
seus concorrentes, mas é de igual importância saber filtrar o que faz ou não
faz sentido em termos de tomada de decisão de negócio. Quem está te elogiando
ou criticando? Por quais motivos? São perfis relevantes ou robôs? Relativizar e
analisar é necessário para não se assustar com o barulho gerado pelas bolhas e
agir de forma precipitada.
Posicionamento é compromisso
Empresas
que se posicionam de forma genuína são naturalmente mais visadas pelas bolhas
virtuais das redes sociais, para o bem e para o mal. Saiba que, ao se decidir
por defender uma questão, será necessário lidar com críticas e elogios e que
qualquer movimentação corporativa será acompanhada de perto.
Entenda o caminho para se
conectar com seu público por meio de influenciadores das bolhas
Quais são
os formadores de opinião que estão pautando assuntos relevantes para o seu
negócio nas redes sociais? Quem são os principais difusores das mensagens? Com quem
estão conectados?
As
organizações não precisam – e nem conseguiriam – estar atentas a todas as
discussões que acontecem em todas as bolhas. Por isso é importante definir e se
concentrar nas pautas que importam para o seu negócio. O universo da internet é
enorme, e acredite, existem bolhas virtuais dedicadas a qualquer assunto, ou a
quase todos.
Use os dados a seu favor
Os dados
viraram commodities. Ainda são poucas as empresas que descobriram o real
potencial de usar inteligência de dados para ir além dos dados brutos e extrair
insights estratégicos que ajudem a ter uma visão 360 da reputação da companhia.
As bolhas
ideológicas das redes sociais são um fenômeno recente, e adquiriram especial
relevância na era onde se espera um posicionamento das empresas e seus líderes.
Como em qualquer situação nova, os profissionais de comunicação estão
aprendendo a lidar com esse universo.
O
fundamental é não ignorar a importância desses influenciadores de opinião das
bolhas. Trazê-los para a estratégia de comunicação tende a ser, cada vez mais,
o caminho para entender e se conectar com a sua audiência de maneira orgânica,
fortalecendo o posicionamento da companhia.
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