Google e News Corp
fecham acordo para pagamento de notícias
Parceria inclui desenvolvimento de uma plataforma de assinatura,
incentivo ao jornalismo de áudio e vídeo e compartilhamento da receita de
anúncios
A editora News Corp
anunciou nesta quarta-feira, 17, que fechou um acordo de três anos com o
Google, no qual, a gigante das buscas pagará à companhia pelas notícias
produzidas por seus veículos jornalísticos. Em comunicado, Robert Thomson,
executivo-chefe da News Corp, disse que o acordo teria “um impacto positivo no
jornalismo em todo o mundo, pois estabelecemos firmemente que deveria haver um
prêmio para o jornalismo premium”.
Em comunicado,
a News Corp revelou que o acordo ainda prevê o desenvolvimento de uma
plataforma de assinatura, incentivo ao jornalismo de áudio e vídeo pelo
YouTube, bem como compartilhamento da receita de anúncios por meio dos serviços
de tecnologia de anúncios do Google. “Esta tem sido uma causa apaixonada para
nossa empresa por mais de uma década e estou grato que os termos de troca estão
mudando, não apenas para a News Corp, mas para todos os editores”, reforçou
Thomson.
Liderada pelo
presidente executivo Rupert Murdoch e Thomson, a News Corp tem sido a voz mais
alta entre os editores que desejam ser pagos pelo Google e pelo Facebook pelos
direitos de hospedar artigos em plataformas sociais e de busca. Esse impulso se
tornou mais urgente à medida que o Google e o Facebook conquistaram uma fatia
maior do mercado de publicidade digital, espremendo os meios de comunicação que
dependem dessa receita para sustentar o jornalismo.
Com objetivo de ajudar os editores a recuperar parte dos dólares
perdidos para o Google e o Facebook, a News Corp lançou um site chamado
Knewz.com no ano passado como alternativa à busca do Google. Porém, alguns
usuários de mídia social zombaram de seu nome e reclamaram de seu design
amarelo estourado.
Enquanto isso, o Google lançou o Google News Showcase, que permitirá aos
veículos de notícias empacotar suas histórias — assim como vídeos e áudios — no
Google News. Com US$ 1 bilhão para os primeiros três anos do programa, o Google
assinou acordos com mais de 500 publicações em todo o mundo, de acordo com Don
Harrison, presidente de parcerias globais da empresa.
Entre as publicações
da News Corp que farão parte do Google News Showcase, estão: The Wall Street
Journal, Barron’s, MarketWatch e New York Post, dos Estados Unidos; The Times e
The Sunday Times e The Sun, do Reino Unido; e uma variedade de plataformas de
notícias da Austrália, incluindo The Australian, news.com.au, Sky News e vários
títulos metropolitanos e locais.
Em 2019, o Facebook
anunciou acordos para pagar a alguns editores para compartilhar histórias em
uma seção de notícias dedicada de seu aplicativo principal. O CEO da empresa,
Mark Zuckerberg, comunicou o plano em um evento em Nova York com Thomson, da
News Corp.
Fonte: Meio & Mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário