Como a transformação digital do Estadão mostra um novo futuro
para o jornalismo
Como transformar um modelo de negócio
tradicional sem ameaçar os pilares que sustentam sua identidade? Um dos maiores
desafios de qualquer jornal hoje é entender melhor a forma como as pessoas –
que seguem famintas por atualidades – consomem notícias e construir produtos
que atendam essa demanda.
Outro desafio é modernizar a estrutura da
equipe para acomodar atividades que não existiam até pouco tempo atrás, como a
de profissionais que analisam dados e audiência, por exemplo.
Para O Estado de S. Paulo, além da revisão
de seus produtos e processos, isso também passa por uma transformação radical
na cultura da empresa.
Os resultados têm se provado positivos.
Hoje, o jornal tem observado crescimento em sua audiência, aumento na receita
de publicidade e, a partir de uma melhor compreensão dos interesses e perfil de
seu público, geração de novos insights para tomada de decisões.
Ao longo desse processo, diversas soluções,
ferramentas e suporte do Google foram adotados como apoio a essa mudança.
É muito menos papel
Nos últimos dez anos, o Estadão viu sua
circulação impressa diminuir enquanto o seu conteúdo online despertava cada vez
mais interesse dos leitores. Mas foi a partir de 2017 que o grupo decidiu que
desenvolver uma estratégia digital consistente e reinventar o modelo de
negócios passou a ter um sentido de urgência ainda maior.
O primeiro passo foi adotar uma cultura
interna com foco em dados e centralizada no usuário. Equipes de redação,
marketing, assinaturas e vendas passaram a acompanhar as mesmas métricas e
KPIs, entendendo a importância do uso de dados para tomada de decisões,
independentemente da frente do negócio em que estavam inseridas.
De acordo com Vitor Mena, Head de Business
Intelligence no grupo, a mudança de cultura é um processo gradual. Programas de
treinamentos e capacitação foram aplicados e ajudaram na habilitação de
diferentes áreas, acelerando a transformação digital em todos os níveis da
empresa.
"Somado a um programa de treinamento
interno, estamos gradativamente mudando a cultura da organização para um
enfoque na melhoria contínua da experiência e satisfação do cliente, sempre por
meio de insights e testes pautados em dados."
- Vitor
Mena, head de BI
Com focos estratégicos bem definidos e tendo
como base os principais pilares de negócios da organização (Publicidade &
Vendas, Assinaturas e Redação), foram traçadas três grandes metas para a
transformação digital do Estadão: melhorar a experiência do usuário, aumentar a
receita publicitária e impulsionar o negócio de assinaturas digitais.
A escolha correta de ferramentas e soluções
foi fundamental para o sucesso do projeto. O jornal adotou o Google Analytics 360,
que permitiu, pela primeira vez, um entendimento sobre o comportamento do
leitor do Estadão em ambientes digitais. A ferramenta foi integrada ao Google
Ad Manager 360 e ao sistema de CRM da empresa, o que facilitou a análise de
performance de anúncios, o nível de engajamento do conteúdo e traçar uma
análise comportamental dos assinantes.
Paralelamente, a solução News
Consumer Insights (NCI) ajudou o Estadão a
compreender os diferentes perfis de audiência de seus leitores e a construir a
segmentação de perfis para ofertas de assinaturas direcionadas.
De maneira geral, entender o que o usuário
deseja – desde leitores ocasionais até assinantes – foi o alicerce da
estratégia para aproximá-los da marca.
Com tecnologias e estratégia definidas, o
plano foi colocado em prática. A parte tática do projeto foi baseada no funil
de leitor e dividida em 4 etapas:
Um cuidado especial foi dado para a
navegação e performance de produto (que impactam diretamente as etapas desse
funil), com a aceleração no tempo de carregamento das páginas mobile,
implementação de AMP (Accelerated Mobile Pages) e também em melhorias de SEO.
Para o engajamento e retenção do leitor,
foram adotadas diferentes estratégias com base nos perfis dos leitores. O funil
de audiência do Estadão (baseado na estrutura do NCI)
identificou o quanto cada leitor se envolvia com a marca e ajudou na segmentação
certa das ações.
O leitor casual, que ainda não está
familiarizado com o conteúdo do Estadão, era incentivado a assinar a
newsletter, que disponibiliza diariamente um panorama das principais notícias.
Já para os leitores leais, a estratégia foi oferecer boas ofertas de
assinaturas e facilitar o processo de compra. Nessa etapa, foi essencial a
reformulação da página de ofertas para uma interface mais limpa e fácil de
navegar, assim como a implementação do produto Subscribe with Google, que
simplifica o fluxo de compra e elimina fricções. Por fim, para assinantes, foi
feita uma oferta direta de conteúdo premium para melhorar engajamento e
recirculação. O objetivo era sempre aproximar o leitor da marca Estadão.
A estratégia funcionou: o número de assinantes
aumentou, o tráfego gerado como resultado de SEO nas páginas do Estadão cresceu
em até 65%, o tempo de carregamento do site foi reduzido e a receita gerada com
publicidade mais que dobrou, impulsionada pelo aumento nos índices de
viewability dos anúncios.
É muito mais digital
A parceria entre Estadão e Google existe há
muitos anos. Mas essa aproximação e suporte é parte do trabalho desenvolvido
através da Google
News Initiative (GNI), um projeto que tem como
objetivo dar apoio para que o jornalismo profissional prospere na era digital.
A partir dos esforços conjuntos no contexto
da Google News Initiative, a união entre as duas empresas se fortaleceu e vai
render ainda mais frutos: outro programa entre Estadão e Google já está em
gestação, envolvendo quatro novos pilares para inovação: Dados, Anúncios,
Performance e AMP.
“Começamos a transformação digital em 2017,
com a missão clara de entender e atender o leitor: ele é cada vez mais
exigente, e a maneira de fazer isso é aplicar inteligência de dados e
tecnologia. O Google tem sido um parceiro fundamental nesse processo”
- Luciana Cardoso,
diretora de digital do Estadão.
O exemplo do Estadão serve de inspiração e
referência para outras marcas do setor, na busca por fortalecer seus modelos de
negócio neste período de transição. É sinal de que quando o jornalismo de
credibilidade se une à tecnologia, quem ganha é o leitor.
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