Brasil vê mídia digital crescer e 331 veículos
jornalísticos serem extintos
Dados do Atlas da
Notícia 3.0
Mídia impressa perde 195 marcas
Brasil tem hoje 11.000 veículos
Digital perto de alcançar impresso
Há 3.487 ‘desertos
de notícias’
A mídia impressa foi a
que mais perdeu marcas: 195 veículos foram fechados. Apesar disso, segue sendo
o 2º maior meio de comunicação do Brasil
A 3ª edição do Atlas da Notícia –base de dados criada para mapear as empresas
produtoras de jornalismo no Brasil– mostra que 331 veículos jornalísticos foram
extintos no Brasil, dos quais 195 (60%) foram da mídia impressa. Os dados
indicam avanço da revolução da mídia digital e seu impacto sobre a circulação
de exemplares em papel dos jornais, que seguem em queda vertiginosa desde 2014,
como mostrou levantamento produzido no
mês passado pelo Poder360.
O Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor
(Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e é inspirado no projeto America’s
Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, com o
financiamento do Facebook, por meio de seu programa FJP (Facebook Journalism Project).
O período de análise do fechamento dos veículos não
foi registrado pelo levantamento. Segundo o Projor, por se tratar de 1 projeto
novo, a comparação anual para esse tipo específico de dado será possível apenas
em futuras edições da pesquisa.
Atualmente, segundo o Atlas da Notícia, existem
11.833 empresas que produzem jornalismo no Brasil, considerando todas as
plataformas de comunicação (impresso, digital, rádio e TV). As emissoras de
rádio formam o maior grupo: são 4.195 (35,5% do total). Em 2º aparecem os
jornais e revistas impressos, somando 3.429 (29%) veículos. O tradicional papel
já está perto de ser alcançado pelo digital. Veículos on-line reúnem 3.051
veículos (25,8%). As emissoras de TV somam 1.158 (9,8%).
As mais de 11.000 empresas de jornalismo estão
presentes em 2.083 municípios, que abrigam 171,2 milhões de pessoas, o que corresponde
a 82% da população brasileira.
Apesar do alto número, ainda há 3.487 municípios
(62,6%) “desertos de notícias”, ou seja, que não tiveram registro de
veículos jornalísticos no Atlas de Notícias. Nas localidades, vivem 37,4
milhões de brasileiros, 17,9% da população.
Outros 1.074 municípios (19,2%) são “quase
desertos”, ou seja, lugares com até 2 veículos e em risco de se tornarem
desertos. Nas localidades, vivem 27,5 milhões de brasileiros, 13,2% da
população.
QUEDA DE VEÍCULOS BRASILEIROS
Levantamento do Poder360, mostra que houve perda de 10% da tiragem dos
principais jornais do país. Os dados são de dezembro de 2014 a outubro de
2019.
As curvas das circulações impressas mostram uma
fotografia clara de ser entendida, como neste gráfico a seguir:
Em destaque, o grupo Globo está em processo de
redução de gastos e de restruturação institucional focada em criação e produção
de conteúdos digitais. Resultado: demissões que podem
atingir cerca de 4.000 funcionários.
Além das demissões, veículos impressos do grupo
estão sendo extintos. A versão impressa da revista Galileu, por exemplo, será descontinuada e a publicação permanecerá 100%
digital. A revista Época também corre risco de ser extinta
no início de 2020.
Outro gigante da
comunicação, o grupo Abril está em processo de recuperação judicial. Em 5
de dezembro, a empresa vendeu a unidade de
negócios Exame. A revista foi
arrematada em leilão pelo BTG Pactual por R$ 72,3 milhões –que era o lance
mínimo estipulado no certame.
Fonte: Poder360
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