Redes sociais perdem espaço como fonte de notícia
Segundo a pesquisa, o índice
de pessoas que se informam pelas redes sociais caiu em diversos mercados
importantes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Brasil é onde o Facebook tem a
maior popularidade como fonte. Estudo global analisa relação do público com as
redes sociais como canais de notícia
Nos últimos anos, as redes
sociais se tornaram uma fonte importante de acesso a notícias. Contudo, esta
tendência começa a mudar. A conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, um dos mais conceituados
do mundo. O estudo, divulgado nesta semana, entrevistou milhares de pessoas em
37 países para entender os hábitos de consumo de jornalismo.
Segundo a pesquisa, o índice
de pessoas que se informam pelas redes sociais caiu em diversos mercados
importantes, como Estados Unidos (6%), Reino Unido e França. “Quase a
totalidade disso se deve à diminuição da busca, publicação e compartilhamento
de notícias do Facebook”, analisam os autores. Apesar disso, a rede social
ainda é a mais utilizada para ler notícias (36%), seguida de Whatsapp (15%),
Twitter (11%), FB Messenger (8%) e Instagram (6%).
Na comparação entre países,
o Brasil ainda é o local pesquisado em que o Facebook tem maior popularidade
como fonte de notícias (66%), seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido
(39%) e França (36%).
Por outro lado, aplicativos
de troca de mensagens, como Whatsapp, FB Messenger, Telegram e Skype, estão
ganhando espaço como palco de troca de notícias. Entre os brasileiros
entrevistados para a pesquisa, quase a metade (48%) afirmou usar o Whatsapp
para acesso a conteúdo jornalístico. O país só fica atrás da Malásia, onde o
índice foi de 54%. O percentual vem crescendo também em outros países, como
Espanha (36%) e Turquia (30%).
Confiança
O estudo também mediu a
confiança das pessoas no jornalismo. Do total de entrevistados, 44%
manifestaram esse sentimento em relação ao noticiário que consomem. No caso
daquelas fontes de informação acessadas mais regularmente, o índice subiu para
51%. O percentual é menor quando os conteúdos são vistos a partir de mecanismos
de busca (34%), como Google, ou recebidos por redes sociais (23%), como
Twitter.
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No recorte por países, o
Brasil aparece como o 3º onde a confiança é maior nos veículos jornalísticos
(59%), ficando atrás apenas de Portugal (62%) e Finlândia (62%). No ranking, o
Brasil é seguido por Holanda (59%), Canadá (58%), Dinamarca (56%) e Irlanda
(54%).
Fonte: Comunique-se
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