terça-feira, 31 de março de 2015

Facebook quer agrupar conteúdo de jornais dentro de sua plataforma

     
O Facebook tem conversado discretamente com alguns veículos de comunicação para hospedar o conteúdo deles diretamente dentro de sua plataforma, em vez de fazer os usuários clicarem num link para um site externo.

facebook-logoFacebook diz que quer melhorar experiência do usuário (Imagem: Reprodução)A rede social já tornou público seu interesse em deixar a experiência de consumo de conteúdo online mais espontânea e natural. Para fazer uma proposta mais atrativa aos editores dos veículos, o Facebook está elaborando maneiras para compartilhar lucros com anúncios atrelados às notícias dos parceiros. A informação é do New York Times.

Atualmente, os posts com notícias são direcionados ao site do veículo de comunicação, abrindo outra página ou guia do navegador, o que leva quase oito segundos. Para a rede social, isso é muito tempo, especialmente em dispositivos móveis. O Facebook pretende começar a testar o novo formato nos próximos meses. Os parceiros iniciais são, além do próprio New York Times, BuzzFeed e National Geographic, enquanto outros podem aderir ao modelo se as negociações avançarem.

A iniciativa está sendo rejeitada por alguns jornais. Quando um usuário clica em um artigo, diversas informações valiosas sobre quem ele é e com que frequência visita aquele site são coletadas. Esses dados passaram a valer muito para o Facebook, que usa o conhecimento para rastrear o público mais efetivo para determinados tipos de publicidade. Em resumo, o acordo pode assustar os veículos, que querem controlar sua própria marca, audiência e anúncios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário