segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Google News é fechado na Espanha


Após aprovação de lei que obriga remuneração de veículos de comunicação por uso


 de conteúdo, Google anuncia fim da versão espanhola


A versão espanhola do Google News deixará de existir em 16 de dezembro

Segundo a lei que entra em vigor em janeiro de 2015, o pedido de remuneração pelos veículos é obrigatório em todo o país, independentemente da decisão editorial. Em comunicado, o Google afirma que com a cobrança compulsória a manutenção da plataforma torna-se financeiramente insustentável já que o Google News não apresenta receita por não possuir anunciantes.

A plataforma gera polêmicas em todo o mundo. Na França, por exemplo, o Google pagou 6 milhões de euros em 2013 para continuar veiculando notícias do país na plataforma. Bélgica e Alemanha também possuem acordos com o buscador. No Brasil, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) recomenda que os associados não permitam a utilização de notícias pela plataforma sem remuneração pelo conteúdo.  


Fonte : Meio & Mensagem

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014



Washington Post aposta em cobertura global

 

Como nova estratégia de publicação, Jeff Bezos investe na ampliação para noticiário nacional e internacional

 


O Jornal The Washington Postadquirido em agosto de 2013 por Jeff Bezos, teve um crescimento de sua audiência digital e agora planeja um reposicionamento visando tornar-se uma marca nacional e global. Estratégias como contratações de profissionais experientes, como Fred Ryan (ex-Politico) e Jed Hartman (ex-Time), e preparação de um novo site para 2015 estão em curso.

Em entrevista na conferência Business Insider's 2014 Ignition, Bezos explicou que o jornal tem cobertura principalmente local e essa estratégia deu certo por muito tempo, mas agora precisa mudar, tornando seu noticiário mais abrangente na cobertura nacional e internacional. Ainda segundo ele, o fato de a publicação estar localizada na capital dos Estados Unidos facilita a abordagem de temas que envolvem toda a nação e o próximo passo é expandir para o mundo.

Desde a venda da publicação, a empresa está investindo em crescimento digital, com contratações de profissionais da área, criação de blogs para ampliar o tráfico. Os resultados estão aparecendo: o site do jornal ficou em terceiro lugar entre os mais acessados dos Estados Unidos em outubro deste ano, com aproximadamente 42 milhões de visitantes únicos por mês, 38% a mais que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Comscore.


Fonte: Meio & Mensagem


Times e Sunday têm lucro após 13 anos

Publicações registram o primeiro resultado positivo desde 2001; adoção do paywall é apontada como razão para a melhora


Depois de 13 anos registrando resultados negativos, os jornais The Times e Sunday Times, da Times Newspapers, apresentaram lucro no último ano fiscal, encerrado em junho deste ano. O resultado positivo também é o primeiro desde a adoção do modelo de paywall, em 2010.

No período, os veículos britânicos conseguiram, juntos, um lucro líquido de 400 milhões de libras (o equivalente a US$ 620 milhões). No ano anterior, os dois jornais haviam registrado um prejuízo de 5,9 milhões de libras (US$ 9,2 milhões).
 
Segundo Mark Darcey, diretor executivo da Times, a estratégia de paywall foi responsável por dar esse retorno às publicações, permitindo investimento no conteúdo dos títulos e gerando mais interesse dos leitores. 



Fonte: Meio & Mensagem